Essa é a nova moda. Tipo, Pad Thai é o novo Yakissoba. Não ouso nem dizer melhor ou pior, é apenas diferente, mais exótico, e com sabores mais intrigantes. É a combinação de doce e azedo, de apimentado e suculento que não tem como explicar. A crocância de alguns ingredientes com a sedosidade dos outros. Enfim, eu gasto meu português pra te convencer que esse tailandês tem tudo pra surpreender todo mundo.
Já havia comido algumas vezes – nenhuma delas no Brasil – e me lembrava vagamente dos sabores. Daí tive que pesquisar um pouco e ver algumas versões. Eu já fiz essa receita 5 ou 6 vezes até entender a dinâmica dos ingredientes. A ideia que tenho de Pad Thai ainda permite algumas variações, mas tem a linha do que eu achei bom.
250g de macarrão de arroz
400g de camarão limpo, OU 400g de lombo de porco OU peito de frango
400ml (1 vidro) de molho Pad Thai
1 punhado de amendoim descascado torrado
2 limões
100g de vagem, ou de ervilhas tortas
1 cebola roxa, picadinha
1 colher sopa de açúcar mascavo
200g de broto de feijão
2 ovos
2 colheres sopa de cebolinha picada
1/2 pimenta dedo de moça bem picadinha (opcional)
óleo para fritar
Dá pra 4 comerem
Se for usar porco ou frango, tente fatiá-lo em lâminas fininhas em forma de losango – é o corte que eles se destacam na comida e ficam mais adequados para comer. Se for usar camarão, é só garantir que ele tá sem casca e limpo, nem precisa ele ser muito grande, sendo que se for maior que VM já fica exagerado.
O macarrão é bem diferente, ele á achatadinho e pálido. Você deixa a água ferver, depois desliga o fogo e coloca ele lá dentro por uns 5 minutos, ou até ele cozinhar. Daí escorre e joga ele na água gelada, se possível com gelo, pra dar o choque térmico. Isso é importante, para ele não empapar na hora de ir para a panela.
Escolha uma panela larga, se possível um wok. Comece colocando um pouco de óleo e fritando a cebola. Assim que começar a fritar, coloque o açúcar mascavo e faça uma gororoba, que é a base do seu Pad Thai.
Se estiver usando porco ou frango, a hora de fritar é agora. Se for camarão, recomendo fritar separado, mais perto do final, para ele não ficar borrachudo.
Depois que a carne estiver no ponto, puxe tudo para o lado do wok, tenha a certeza que ainda tem gordura no fundo da panela, e acrescente os 2 ovos, levemente batidos. Deixe eles formarem, isto é , fritarem como se fosse uma omelete. Daí corte-os usando uma colher de pau e vá mexendo. Isso vai fazer com que eles fiquem num tamanho legal e sejam perceptíveis no conjunto do prato. E não, o ovo não é estranho no prato, pode confiar!
Em seguida, acrescente a vagem e/ou a ervilha torta – eu gostei dos dois – e em seguida o broto de feijão. Faça isso com a panela bem quente, e você vai se sentir o próprio Thai Chef. Vá acrescentando mais óleo sempre que precisar, também.
Daí, acrescente o macarrão, e frite mais um pouco. Em seguida, acrescente o molho e espere só até ele começar a borbulhar. Pronto! Seu Pad Thai tá-na-hora-tá-na-ho-ra!
Em outra frigideira, torre um pouquinho mais o amendoim – vale até dar uma queimadinha, é só o amendoim na panela, sem óleo, sem nada. Fica uma delícia o crocantezinho dele no prato!
Monte o prato com uma boa pegada do macarrão, o amendoim torrado por cima, a cebolinha picadinha por cima disso e as fatias de limão em volta, que é para a pessoa mesmo espremer à gosto. E pode espremer com vontade, que o limãozinho quebra deliciosamente o excesso de doce do molho.
O macarrão e o molho pad thai pronto você encontra em lojas especializadas em culinária oriental, ou em supermercados responsa. Aqui em BH tem no Verdemar e no SuperNosso Gourmet – mas nem sempre. Não achei que vale a pena fazer o molho em casa, é à base de tamarindo, açúcar e caldo de peixe. Se você tentar, me conta como fez!
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Salivei aqui!
Já tentou com óleo de gergelim?
Pra mim ele é a alma da cozinha oriental!
Vou fazer!
gostei do site parabéns pelo trabalho