Pavê de biscoito champagne com amarula e limão siciliano
As versões tradicionais de pavê que a sua avó faz na ceia de Natal são incríveis. Mas é que elas vão se revirar na tumba quando virem esse pavê – gourmetizado, por que não – que eu resolvi fazer num dia de bobeira.
A verdade é que eu queria comer o pavê da minha mãe, mas eu não sabia a receita dela. Também não quis perguntar, de orgulho. Quando fui ver as receitas que estavam ao meu alcance com o que eu tinha em casa, saiu isso daí.
24 biscoitos champagne
400ml de creme de leite sem soro
500ml de leite condensado
200ml de leite
50ml de amarula
suco e raspas de 4 limões sicilianos
Dá pra 6 comerem
Comece com o creme branco, misturando o creme de leite, leite condensado e suco de limão siciliano. Opcionalmente, use uma colher sopa de agar-agar se quiser garantir a firmeza do seu creme branco, que vai dar um tom meio gelatinado. Dessa vez não usei e ficou firme, e também cremoso, que para o caso achei legal.
Prepare as raspas: cozinhe-as por 5 minutos com uma colher de sopa de açúcar e 500ml de água, só pra dar um tchan. E olha que dá, viu!
Em um prato fundo, misture a amarula e o leite. Molhe os biscoitos por nada além de 5 segundos, e vá intercalando camadas de biscoito e creme branco, terminando com creme branco e as raspas de limão siciliano por cima.
Se você usar uma forma de 20x20cm, deve conseguir fazer as 3 camadas de 8 biscoitos cada, quebrando alguns para encaixar, que nem o Tetris que seu pai joga escondido de madrugada.
Pode vir você que prefere o pavê da sua avó, eu também prefiro o da minha. Mas o gosto da Amarula no biscoito, junto com o azedinho do limão siciliano traz algumas novidades interessantes para essa sobremesa. Como diria um amigo, assume que gosta!
nnnnnnnnnnnnnn
Assisti a sua palestra no sebrae e adorei, parabéns.
Que bom!! Fico muito feliz!