Gosto de fazer essa receita de penne alla vodka quando não tenho tempo ou paciência. Dá pouco trabalho e dificilmente não agrada. Também é uma mão na roda pra fazer no dia dos namorados, ou pra agradar a namorada, especialmente quando você não é lá um ás da cozinha. Sério, é só usar o penne direitinho que não tem erro!
500g de penne (1 pacote)
400g de creme de leite fresco
600g de tomate pelado
2 doses de vodka
3 dentes de alho
1 colher de café de noz moscada
2 colheres de azeite extravirgem
pimenta do reino e sal
Dá pra 4 pessoas
Um bom começo é já deixar no fogo a panela para o penne, com bastante água, sal e um fio de azeite, enquanto faz o molho.
Vamos a ele. Fatie o alho bem fino, e, numa panela menor, doure no azeite. A seguir, acrescente o tomate pelado, de preferência com pouco caldo. E tome cuidado, vai espirrar! Você corre o risco de demorar mais limpando a cozinha do que fazendo este prato. Vá amassando e partindo os tomates, enquanto eles pegam um pouco do gosto do alho e liberam suco. Agora, a parte mais legal: adicione a vodka, e aproveite para sentir como o aroma fica impregnado no tomate. A partir daqui, você já pode chamar o seu penne de penne alla vodka, tá?
Deixe reduzir por alguns minutos, mexendo para não grudar. Quando o molho estiver secando, adicione o creme de leite, aos poucos. O que você quer é uma cor rosa para laranja bem suave. Vá experimentando, até que fique levemente cremoso, mas sem mascarar o gosto fresco do tomate pelado. Adicione a noz moscada, uma pitada de sal e de pimenta. Agora, é hora de colocar o penne para cozinhar. Normalmente, o tempo de cozimento da massa é suficiente para reduzir um pouco o molho, e deixá-lo um pouco mais consistente. Retire a massa al dente, porque, quando vier o molho, você não quer que o penne desmanche.
Acho melhor voltar o penne para a panela original e jogar o molho em seguida, mexendo bastante e com cuidado para não esmagar ninguém. Assim, o molho entra nos tubinhos e fica. Finalize montando o prato com uma pitada de noz moscada por cima, e quem sabe umas folhinhas verdes. Dá vontade de tomar um vinho…
Essa receita não é russa não, meu amigão. É da terra dos pennes: Itália. Porém, há várias historinhas, desde um chef romano contratado por um proprietário de uma distribuidora de bebidas, até um estudante universitário que resolveu “inovar” na maneira de consumir álcool e acabou dando certo – quer dizer, pra gente, porque de álcool mesmo não sobra nada nesse prato.
Gostou do molho alla vodka? Então experimenta o ravioli de mussarela de búfala alla vodka também, que dá um pouquinho mais de trabalho, mas também é uma delícia!
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Ei Calebe, tudo bom? Bom ter notícias suas e, melhor ainda, saber que a sua vida anda assim… tão gostosa! Adorei o blog. Continue colocando sempre receitinhas fáceis e deliciosas como o penne que tá aí, pra gente “anarfa” como eu na cozinha saber se virar em alto estilo. Abraço! Cris Ituassu
Olá. Olha, esse penne com vodka é dos deuses ! Resolvi fazer quando uns amigos apareceram de última hora para o jantar….ficou maravilhoso! Estou fã do blog. Parabéns !
Calebe!!O almoco de hoje foi otimo! O prato e muito facil de preparar alem de ficar pronto rapido! O molho e muito bom..!! Parabens pelo Blog! Maruch e Paulinha!
Muito gostoso e muito, muito fácil de fazer!!! Para mim tem sido uma "mão na roda" encontrar receitas fáceis, já que a cozinha aqui de casa é por minha conta neste mês…. :) Eu só fiz uma substituição técnica: como tinha muito tomate aqui em casa, usei mais ou menos 700g, e ficou um show!!Parabéns pelo blog!Raquel
:-)
Seguinte, nós-moscada ingerida em muita quantidade pode causar: vômitos, alucinações e até morte…Além de ficar com gosto muito forte na comida… 2 colheres de CAFÉ é o melhor.
Alucinações? Agora vai ter gente carregando a mão de noz moscada, Gabriela! rsrsrs
obrigado Gabriela! Você tem razão, eu havia escrevido errado!
Amei a receita, vou usar na minha apresentação de trabalho sobre Vodka, em Alimentos e Bebidas. Obrigada!
Que legal! Depois conta como foi!
Se nós moscada é alucinógeno, então está explicado porque esse prato me alucina! Só quem já comeu pode dizer. E eu já comi!
Sobre os tomates, são 3 latas de 600g? ou são 3 latas de 200g?
de 200g! =D
Ola!! quero muito experimentar a receita, mas tenho uma duvida.
as duas doses de vodka é o que? que tamanho?
é que eu so tenho mesmo a garrafa em casa :p eheheh
beijocas
A dose tem 50ml! ;-)
Muito bom teu site!!!
Parabéns!
Sugestão: criar um feed-burner pra seguir por email.
Abraços
Ola, eu já vi fazendo essa receita em um restaurante Italiano. Lá eles aquecem o alho no óleo, colocam o camarão (temperado apenas com caldo de galinha em pó e pimenta) e em seguida a vodka. Depois, flambar o camarão e só então colocam o molho de tomate em pedaços e deixam apurar um pouco e depois que apagam o fogo é que colocam o creme de leite. Fica maravilhoso!!!
Vou fazer a sua receita pra comparar…
E eu vou fazer a sua também!
esse negócio de por vodka, conhaque, etc na comida é super legal!
eu coloco vinho em muita coisa, qq tipo de vinho, tinto, branco, do porto… temos o costume de tomar vinho em casa e quando estou preparando o jantar meu marido sempre me serve meia taça… pra dar inspiração rssss e lá pelas tantas eu olho pro que estou preparando e penso.. o que está faltando?? hmm a taça de vinho na minha mão!! perfeito, tudo com vinho fica ótimo rsssss
Gostei muito do seu blog!
Obrigado!!! ;-)
Bom dia,
será que daria certo fazer essa receita com camarão, de modo que a primeira coisa seria refogar o camarão no alho e azeite e depois dar continuidade no seu molho?
Uma vez comi um vodka sauce com camarão e há tempos venho querendo fazer e pelo visto a sua receita é muito famosa.
Bom, vou tentar e te falo.
Amei o seu site e já peguei um monte receitinhas deliciosas.
E aí thais, vc fez?
Olá,
Vou fazer amanhã a noite para o dia dos namorados, mas tenho certeza que vai ficar ótimo, além de ser muito prático… agora só falta é eu encontrar vodka, já que não é algo que costumo beber rs
Boa sorte! E que sorte a Dele!
Que maravilha esse site. Só receitas ótimas!! Como não sou boa cozinheira, não sei “inventar”, suas sugestões facilitam minha vida e a familia e os amigos pensam que é criação minha. Mas eu conto que copiei de voce. Pena que estou tão longe e não posso conferir suas dicas de Belo Horizonte. Mas um dia irei. Grande abraço, parabéns e continue nos incentivando a aproveitar esse lado bom da vida.
Muito obrigado pelos seus comentários Regina!
[…] 5. Penne alla vodka São duas doses de vodka nessa belezura que fazem toda a diferença no sabor do molho. Receita aqui! […]
[…] São duas doses de vodka nessa belezura que fazem toda a diferença no sabor do molho. Receita aqui! […]
Acabei de fazer… Ficou DIVINO!