Esse cordeiro não livra os pecados do mundo, mas também não é dos pratos gordurosos que deixam aquela sensação de culpa depois. É difícil prever a quantidade de pescoço necessária, já que a quantidade de osso por pescoço varia bastante… então sempre compre um pouquinho a mais e, se for o caso, congele. O ragu de cordeiro vai bem com uma massa, como penne ou tagliatelle, ou até como antepasto, servido com um pãozinho, fica show!
1,5kg de pescoço de cordeiro
2 cenouras grandes
2 cebolas grandes
1,2kg de tomate pelado em lata
4 folhas de louro
1 maço de tomilho
1/2 maço de manjericão
1/2 maço de alecrim
1 cabeça de alho
sal e pimenta do reino
azeite extra-virgem
dá pra 4 pessoas
É bem legal fazer uma carne de pescoço virar uma coisa tão gostosa quanto um ragu. Para começar, coloque seu pescoço pra cozinhar numa panela de pressão (só pra ver se cozinha mais depressa), com uma cenoura, uma cebola e as folhas de louro. Deve levar cerca de 1h na pressão até a carne do pescoço ficar desmanchando. Quando isso acontecer, retire-a da água, deixe esfriar e desfie com as mãos. Atenção para não deixar os pedacinhos de ossos. Também acho bom não usar as gorduras. Como você está usando as mãos, fica fácil separá-las. Descarte o caldo e os vegetais, porque muito da gordura ficou por lá, não vale a pena usar.
Pescoço desfiado, aqueça uma outra panela, bem grande. Pique a outra cebola e a outra cenoura em quadradinhos o menor que conseguir – e aqui, quanto menor, melhor! Faz muita diferença na apresentação do prato se você fizer cubinhos lindinhos. Aqueça o azeite e refogue a cebola e cenoura por uns 10 minutos, até a mistura caramelizar um pouco e ficar desmanchando. Acrescente a carne de cordeiro e refogue por mais 5 minutos. Acrescente então todo o tomate pelado e BOTA PRA FERVER!
Corte a cabeça de alho inteira pela parte de cima, deixando-o aberto, mas preservando os dentes todos juntos. Acrescente essa cabeça, sem medo de ser feliz. Acrescente o tomilho, manjericão e alecrim, tudo inteiro também, com menos medo ainda. Sua panela vai ficar tipo essa aqui:
Note que não precisa se preocupar com as folhas nem o alho. Eles vão dar um gosto incrível para o seu ragu. Deixe cozinhando por cerca de 1h no fogo baixo, com atenção para não secar demais e queimar. No final, ajuste o sal e pimenta-do-reino a gosto. Na hora de servir, claro, retire as ervas. Mas o alho eu deixei, porque fica uma delícia!
UPDATE: mais uma foto de outra vez que fiz o mesmo prato (é um sucesso):
Na foto aí eu servi com um pappardelle, mas como escrevi antes, o ragu de cordeiro tem 1001 utilidades. Descobriu alguma diferente? Conta aí pra gente nos comentários!
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Se você quer impressionar na mesa de sobremesas deste final de ano, aposte na famosa Pumpkin Pie. É fácil de fazer e delic...
Brownie ou blondie? Entenda a diferença entre essas duas deliciosidades e aproveite para aprender uma receita com doce de le...
Eu amo esse molho. Esse tá com uma cara super boa. Deu água na boca! :)~~