Há quem fique sem comer carne do carnaval até a páscoa. Há quem deixe de beber, de namorar e tantas outras coisas mais. Formas de penitência, para a religião cristã. Haja receitas sem carne para tantos dias! Segundo a Igreja Católica, não comer carne e, discutivelmente, ovos e laticínios também, é lei para a sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa, também batizada aqui em Minas de “Sexta-feira da Paixão”.
Seja como for onde você vive ou em que acredita, criou-se uma grande tradição de não se comer carne nesse dia. Embora não seja um fiel fervoroso, eu sigo essa tradição todos os anos, e ela não deixa de ser, para mim, um limite que incentiva a criatividade e a busca por novas receitas em um feriado que, tradicionalmente, estamos em família.
Claro, o bacalhau tem um papel fundamental nessa época do ano. Você já deve ter visto os livrinhos de ofertas no seu supermercado preferido. O preço que normalmente era R$ 60/kg e sobe repentinamente pra mais de R$ 100 nessa época do ano. Os falsos bacalhaus, especialmente o que se lê “macrocephalus”, que eu completamente desrecomendo, por prometer demais pelo que entraga. Tem também o Saithe, que não é bem o bacalhau, mas faz o seu papel em mesas menos sofisticadas. Mas afinal, por que bacalhau?
Simples: era o que se tinha para comer na época colonial a um preço acessível, conservado pelo sal por um longo período, ou seja, sem o requisito de ser pescado fresco. Afinal, como bons preguiçosos que somos, vai que não dá peixe nesse dia?
Tá convencido a não comer carne? Então apresento então algumas receitas do arsenal deste humilde blog para apimentar a sua sexta-feira da paixão:
Esse é pra ostentar pra valer! A massa com tinta de lula é incrível, e as vieiras, valem o quanto são deliciosas. Pelo menos uma vezinha no ano, vai?
Uma das maneiras mais tradicionais de fazer bacalhau, e se você tá achando tudo aqui caro demais da conta, fique tranquilo: o Gomes de Sá permite usar até dos tipos de bacalhau mais simples e continuará delicioso!
Com arroz de jasmin, esse camarão exótico e super cheiroso vai impressionar e tirar você da rotina de vez.
Todo mundo falou em carne, mas ninguém falou em doce, né? Então #borapecar com esse ravioli mááára que permite a gente almoçar doce sem perder a sobremesa!
—
É isso aí! E você, vai comer quem nessa sexta? Gostou das nossas receitas sem carne? Conta pra gente aí nos comentários!
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Eu não entendo o Portal Uai. Está sempre atrasado em suas publicações.
Se você quiser ver uma notícia de ontem, entre no Portal Uai que você encontra, fresquinha, saindo do forno. Isso acontece a semana após semana.
Essa aí de receitas para Semana Santa. Acabou ! Será que vocês não voltaram do feriadão ? Estão nas estradas de volta prã casa ? Vão trabalhar só quando descansarem do feriado ?
Ah ! Assim não dá !
Depois falamos que cariocas, paulistas e sei lá mais quem, são protegidos pela imprensa, mídia, escrita, falada, televisada. Que o bairrismo impera no futebol, na política…….. Se liguem, conectem, acorda mineiro baiano, os baianeiros.
Vou conversar com eles a respeito! Obrigado pelo comentário!
Receita sem Carne?? Oi?? Camarão, Bacalhau… Nunca vi nascer em árvore.
Muda o tema da receita.
Tem razão, o correto seria “sem carne vermelha”…