Se você é virgem no preparo de risotos, sugiro ler esta outra receita antes, que é mais detalhada. A vontade de comer risoto de abóbora veio do blog da Flavinha Massara, o Cozinha Fácil, cheio de coisas que eu recomendo comer. O que eu fiz foi incorporar a “farofa” de pão com sementes de abóbóra, que só chamo de farofa para não chamar de jacuba.
1 cebola bem picada
1 talo de salsão, picado
2 dentes de alho, picados
200g de arroz arbóreo ou carnaroli
1 tablete de caldo de legumes
100ml de vermouth ou vinho branco
50g de parmesão ralado fresco
1/4 de abóbora moranga sem casca cortada em cubos, e separe as sementes
1 pão de sal velho ou dormido
1 colher de sopa de manteiga
4 colheres de azeite extra-virgem
Sal e pimenta do reino
rende 4 porções
Coloque para ferver 1 litro de água, com o cubo de caldo de legumes. Mantenha essa água no fogo brando, pois você vai precisar dela quente. Quando for cortar a abóbora, separe as sementes, lave-as bem e deixe secar ao sol, se puder.
Aqueça o azeite na panela, e frite a cebola até que fique transparente. Adicione o salsão, doure mais um pouco e em seguida adicione o alho. Adicione o arroz e vá mexendo, até que ele frite um bocado. Adicione mais azeite, se necessário.
Adicione o vermouth. Deixe secar, mexendo sempre, e a partir de agora cumpra o ritual do risoto: cubra o arroz com água da fervura, mexendo sempre para não grudar. É a hora de acrescentar a abóbora em cubos. Quando começar a secar, jogue mais água da fervura. E vai assim, até o arroz ficar cozido, mas ainda bem firme. Ajuste o sal.
Desligue o fogo. Coloque a manteiga, e mexa bem, até que ela derreta. Depois, o parmesão ralado, e mexa bem de novo. Dependendo da panela, fica legal jogar parmesão por cima no final, para dar uma crostinha de queijo. Deixe descansar por uns 5 minutos antes de servir.
Enquanto o risoto descansa, faça a farofa de pão. Corte o pão em cubos pequenos, com cuidado para não amassá-lo muito e perder o volume. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite, e acrescente primeiro as sementes de abóbora, já lavadas e secas. Deixe-as fritar bastante, a idéia é que fiquem crocantes mesmo. Jogue uma pitada de sal, e acrescente os pedaços de pão. Um pouco mais de azeite será necessário para fritar o pão, e com muito cuidado, pois queima fácil.
Sirva o risoto com a farofa de pão e sementes de abóbora por cima. A idéia é que elas dêem uma salgadinha, que vai equilibrar o sabor adocicado da abóbora. Manda ver.
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
tava só passando por aqui, numa tarde de tédio… aí lembrei de te mandar esse site: http://www.fancyfastfood.compara brincar com a comida nos dias de folga…