Ter material para risoto em casa é quase obrigatório para mim. Não é muito: um arroz de risoto, uma cebola na fruteira, algum azeite e quem sabe um talo de salsão… já resolvem a maior parte do problema. E aí, quando você tá de saco cheio, pode achar qualquer ingrediente bobo na sua geladeira – como eu achei o alho poró – e bum! Você tem um risoto de alho poró!
1 cebola bem picada
1 talo de salsão, picado
2 dentes de alho, picados
200g de arroz arbóreo ou carnaroli
1 tablete de caldo de legumes
100ml de vermouth ou vinho branco
50g de parmesão ralado fresco
1 colher de sopa de manteiga
1/2 talo de alho poró, picado em tiras
Azeite extra-virgem
Sal e pimenta do reino
dá para 4 pessoas
Pra variar, se você nunca leu esta receita, nem esta nem esta outra, lá vai: siga o ritual do risoto, cebola, salsão, alho, arroz, vermouth ou vinho branco etc e tal. Acrescente a seguir já um pouquinho do alho-poró, devidamente lavado e cortado em tiras. Quando o arroz estiver a uns 5 minutos do cozimento, junte um mais um pouco do alho-poró. Essas horas diferentes vão criar texturas diferentes no prato, o que acho interessante, além de criar laços de amizade do ingrediente com o risoto durante esse pouco tempo. Vá nutrindo-os com o caldo de legumes, sempre que necessário.
Desligue o fogo, adicione a manteiga e o parmesão fresco, acerte o sal e pimenta do reino, misture bem e deixe descansar por uns 10 minutos, para os ingredientes se acalmarem. Finalize no prato com mais alho-poró, se você tiver coragem, mais parmesão e pronto! Do nada, você tem um risoto respeitável, fácil de fazer, sem frescura, mas bem coringa nas combinações…
Eu tenho algumas sugestões para você, my friend! Que tal uma galinha com sálvia? Ou senão, vai bem de costeletas de porco com tomilho, limão e pesto. Por último, tem o filé com redução de balsâmico. Agora, se nada agradou, por que não jogar o seu jogo e comer esse risoto inteiro sozinho? Vai beeem também!
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
ADOREI A RECEITA, VOU FAZER PARA O ALMOÇO DE DOMINGO!
depois volta aqui e conta pra gente como foi!
fiz para almoço de hoje domingo com frango assado quer uma delicia so repetindo o domingo
Ficou muito boa a receita!
O alho poró dá uma crocância deliciosa.
Pensei em, talvez, da próxima colocar umas castanhas só para aumentar a crocância. Mas só como adendo, pois a receita em si já é suficiente. Maravilhosa, obrigada!
Hummm…