Fazer um risoto exige em torno de meia hora de uma deliciosa dedicação. Dizem que no Brasil o risoto virou arroz piemontês só porque a gente não fazia com o tipo de arroz certo. Existe uma receita básica, mais ou menos unânime, e aí você vai inventando os adicionais. Eu inventei esse risoto de limão siciliano e menta, mas aposto que já existia antes. Prefira não usar a) parmesão que não seja fresco, b) outro tipo de arroz, c) óleo ao invés de azeite. Acredite, faz um mundo de diferença.
1 cebola bem picada e outra inteira
1 cenoura
1 talo de salsão, picado
2 dentes de alho, picados
500g de arroz arbóreo ou carnaroli
2 limões sicilianos
1 punhado de folhas de menta + raminhos para decorar
500ml de vermouth ou vinho branco
100g de parmesão ralado fresco
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
4 colheres de azeite extra-virgem
Sal e pimenta do reino
dá pros 6 comerem
Coloque para ferver 1 litro de água com a cebola cortada em 4, um talo de salsão, a cenoura, as folhas de menta e a casca de um dos limões. Mantenha essa água no fogo brando, pois você vai precisar dela quente.
Aqueça o azeite na panela, e frite a cebola até que fique transparente. Adicione o salsão, doure mais um pouco e em seguida adicione o alho. Adicione o arroz, e a partir de agora tem que prestar atenção. Vá mexendo frequentemente, até que o arroz frite um bocado. Adicione mais azeite, se necessário.
Adicione o vermouth ou vinho. Sinta como ele vai soltar um aroma delicioso. Deixe secar, e a partir de agora cumpra o ritual do risoto: cubra o arroz com água do caldo, mexendo sempre para não grudar. Deixe reduzir, e cubra de novo. E vai assim, até o arroz ficar quase cozido, ainda bem firme. Ajuste o sal.
Desligue o fogo. Junte o suco e as raspas bem fininhas do outro limão. Coloque a manteiga, e mexa bem, até que ela derreta. Depois, o parmesão ralado, e mexa bem de novo. Eu costumo colocar um pouco mais de água, também, porque durante o descanso, ela vai secar, e fazer com que o risoto chegue ao ponto perfeito, cremoso, sedoso. Se for servir na panela, fica legal jogar parmesão por cima no final, para dar uma crostinha de queijo. Deixe descansar por uns 10 minutos antes de servir. Vai estar muito quente.
Eu também aprendi que é melhor manter o risoto de limão siciliano mais molhado quando sai do fogo, para que ele não seque enquanto estiver na mesa. E um doloroso conselho: não deixe sobrar para o dia seguinte. Continua gostoso, mas não é tudo aquilo.
Comi junto com Frango com ervas, aspargos e batatinhas
Acrescente mais uma concha do caldo de legumes ao que tiver sobrado do risoto, misture bem e congele. Quando for a hora de descongelar, coloque no microondas em temperatura baixa, utilizando uma tampa específica de microondas, para manter o seu risoto molhadinho. Não fica a mesma coisa, mas é bem melhor que não comer, né?
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Olha adorei sua receita, a combinação dos insumos é muito boa…parabéns
Muito muito muito bom…fiz e adoramos! Pratico e maravilhoso
que bom que gostaram! =)
[…] você está nos primeiros passos com risoto, leia esta receita antes que explica em detalhes como caminhar. Se você sabe um pouco mais, vamos […]