Não custa lembrar, se você é marinheiro de primeira viagem no navio dos risotos, leia antes esta outra receita, que é mais detalhada. Para fazer esse risoto de tomate, escolha tomatinhos bem vermelhinhos, e uma ricota bem firme, sem ser daquelas aguadas, para dar o efeito bacana. O resultado é um risoto suave, que não pesa na barriga, mas com uma pimenta que sai do óbvio “gostinho de comida da mamãe” que você espera com tomate e manjericão.
1 cebola bem picada
1 talo de salsão, picado
2 dentes de alho, picados
200g de arroz arbóreo ou carnaroli
1 tablete de caldo de legumes
100ml de vermouth ou vinho branco
50g de parmesão ralado fresco
1 colher de sopa de manteiga
100g de queijo ricota
20 tomates cereja
1 maço de manjericão
Pimenta calabresa em pó ou flocos
Orégano
Azeite extra-virgem
Sal e pimenta do reino
dá pra 4 comerem
Pré-prepare: coloque os tomatinhos para nadar no vinagre, com azeite, sal e pimenta, e deixe-os marinar por meia hora (ou até chegar a hora de colocá-los no risoto). Pique a ricota em cubos, esfregue a pimenta e o orégano neles e leve para assar por 10-15 minutos, no forno a 180º. Enquanto isso…
Faça a receita do risoto normal, adicionando metade dos tomates marinados junto com a primeira água do caldo de legumes. A diferença é que voce quer um risoto um pouco mais molhado dessa vez, então seja generoso com o caldo. Desligue o fogo, adicione a manteiga e o parmesão fresco, misture bem, e em seguida o restante dos tomates, a ricota (que deve estar bem dourada e saborosa), e um punhado de folhas de manjericão. Deixe descansar por uns 10 minutos, para os ingredientes se acalmarem. Sirva com mais manjericão, e mais parmesão. Há quem goste de separar uns tomatinhos da marinada para colocar só agora no final… fica a dica.
Então vai dar uma olhada nas outras receitas de risoto aqui do blog também! Sente só o risoto de abóbora com carne-seca, o de limão siciliano e o de brie com pera.
—
Inspirado em receita do livro Cook with Jamie
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Ai, deu água na boca.na minha opinião a consistência com o Carnaroli é mais interessantew do que com o árboreo. Eu indico!