Salada Cobb

10 março, 2015 Comida americana, Muito fácil, Saladas Tags:, , , , , 0 Comentários

Nesse domingão depois da academia tive a ideia de almoçar uma salada. Daí pensei: vou fazer uma daquelas saladas de nomes famosos… já sei, que tal a Salada Cobb? Eu já fiz a Caesar, a Coleslaw, a Fatuche… mas até hoje nada de Cobb! Só que quando fui pesquisar a respeito e vi a quantidade de ingredientes responsa, minha mente balançou: bacon, ovos, queijo… putz nem quando eu quero fingir que sou light a minha cabeça colabora? Ao que minha cabeça me respondeu: não interessa! Se o nome é salada, é light!

Descobri no wikipedia uma dica ótima pra brincar de salada cobb, em que as letras EAT COBB (coma cobb em inglês) são as iniciais para alguns dos ingredientes principais. Saca só:

Egg (ovo)
Avocado (abacate)
Tomato (tomate)

Chicken (frango)
Onion (cebola)
Blue cheese (gorgonzola ou roquefort)
Bacon (é bacon mesmo gente!)

salada-cobb-preparacao

2 ovos cozidos, com a gema ainda molinha se conseguir
4 a 6 fatias de bacon
1 avocado (abacate pequeno), ou 1/4 de abacate normal, maduro
1 filés de peito de frango
1 tomate andrea
1/2 cebola roxa
100g de queijo roquefort ou gorgonzola
1 punhado de azeitonas pretas
Suco de 1 limão
1 punhado de folhas frescas, como Raddichio, Alface Americana, Endívia, Alface Iceberg, Alface Romana
Sal e pimenta do reino
Azeite extra-virgem
Um bom vinagre de vinho tinto

Dá pra 2 pessoas almoçarem “salada”

A preparação de alguns ingredientes é fundamental. O ovo deve ser cozido com carinho, se conseguir deixar a gema um pouco mais molinha eu acho que fica mais gostoso. O peito de frango deve ser grelhado com o mínimo de gordura – ou até com nenhuma, temperado só com sal e pimenta-do-reino. No meu, eu ainda temperei com um pouco de alecrim, erva-doce e tomate seco em flocos, mas aí foi da minha cabeça na hora. A cebola deve ser cortada da menor espessura imaginável. As folhas devem estar limpas e secas. O bacon pode ser frito na sua própria gordura, é só deixar a frigideira bem quente.

Para as folhas, no supermercado às vezes você acha alguns mix de folhas bem interessantes. Para o meu caso, foi perfeito, porque eu moro a dois e não consigo aproveitar um pé de cada uma das folhas que coloquei – Alface americana, Alface Romana e Raddichio. Então fica a dica: se você fosse ver o preço por quilo, o mix sai mais caro, mas pelo menos não perde na sua geladeira.

Eu organizei o prato de Salada Cobb da seguinte forma:

Primeiro, uma camada com as folhas, com as pontas voltadas para fora; tempere com sal, pimenta, vinagre e limão;

Depois, os tomates em rodelas nas pontas, os avocados cortados longitudinalmente também nas pontas, as cebolas finamente fatiadas por cima de todas as folhas e mais tempero de sal, pimenta, vinagre e limão especificamente nesses camaradas;

Depois, o queijo desmanchado com a mão, as azeitonas, o peito de frango grelhado e cortado em pedaços que já caibam na sua boca, o ovo cozido cortado ao meio e o bacon por cima de todo mundo.

E, por cima do que estiver por cima, mais um pouquinho de sal, pimenta do reino, vinagre e limão!

salada-cobb-2

salada-cobb

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version