Gente quando eu coloco o post na categoria muito fácil, quer dizer o que? Que é a melhor opção pra impressionar seus amigos!
Eu estive há pouco tempo na Alessa Gelato, um templo do sorvete artesanal de alta qualidade aqui em Belo Horizonte, fazendo uma degustação com a simpaticíssima Andrea, que nos mostrou nada mais nada menos que 26 sabores de sorvetes, categorizados entre os sorbets (só água e fruta), os de fruta com leite, os de castanhas, os de chocolate, os doces-sem-ser-chocolate, enfim um mundo inteiro pra se descobrir. Pra quem não conhece a Alessa, fica na r. São Paulo 2112, em Lourdes. Vai lá no site www.alessagelato.com.br que você fica sabendo mais.
Papo é que um dos que mais gostei foi o Sorbet de Mexiriquinha, que tem um azedinho delicioso da fruta e é super leve. Daí fui obrigado a levar um pouquinho dessa iguaria para casa, e fiquei com aquilo na cabeça: como é que eu ia fazer pra valorizar ainda mais cada bola daquela maravilha? Eis que temos a calda de Amarula, um licor africano delicioso que sempre temos aqui em casa, pra trazer a salvação:
200g Sorbet de Merixiquinha da Alessa
170g de chocolate ao leite de boa qualidade
80ml de creme de leite fresco
50ml de Amarula (2 doses)
100g de farinha de trigo
50g de manteiga sem sal
25g de açúcar refinado
1 colher chá de extrato de baunilha
Dá pra 4 bolas grandes
Começa preparando o crumble: pega a manteiga geladinha, acrescenta a farinha, baunilha e o açúcar e vai amassando com a mão até ter uma massa uniforme. Espalhe-a sobre uma assadeira, deixando tipo uma “pizza” de 0,5 cm de altura, e leve ao forno médio 180º por 15 minutos ou até que ela endureça. Fique de olho para seu crumble secar, mas não tostar!
Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria, usando uma daquelas várias técnicas que a sua avó te ensinou. Se ela não ensinou nenhuma, aqui vai uma: coloque no microondas por 15 segundos, depois mexa com uma colher de pau, depois coloque por mais 15 segundos e mexa novamente… e vá repetindo esse processo rigorosamente, sem aumentar o tempo e sem deixar de mexer, até que seu chocolate derreta maravilhosamente. Acrescente o creme de leite fresco e a amarula, e mexa bem, se necessário leve 15 segundos novamente para encorpar legal. Reserve.
Seu crumble agora é um biscoitão? Então quebre-o até fazer uma espécie de farofa. Coloque-a no fundo da taça em que você vai servir essa sobremesa super-gourmet engana-bobo-que-na-verdade-é-fácil-de-fazer. Tire com carinho as bolas de Sorbet de Mexiriquinha, e derrame generosamente a sua calda super-sedosa por cima do sorbet. Se tiver um raminho de hortelã, por que não?
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Se você quer impressionar na mesa de sobremesas deste final de ano, aposte na famosa Pumpkin Pie. É fácil de fazer e delic...
Brownie ou blondie? Entenda a diferença entre essas duas deliciosidades e aproveite para aprender uma receita com doce de le...