Spaguetti à Caprese

26 junho, 2009 Comida italiana, Massas, Receitas Saudáveis Tags:, , , , 5 Comentários

Inspirado em receita de Claude Troisgros, no programa Menu Confiança, no GNT

Spaguetti à Caprese

Um dia desses eu estava vendo TV antes do almoço e o Claude começou a fazer essa receita de Spaguetti Caprese. Fui assistindo… e peraí! Eu tenho tudo o que precisa aqui em casa mesmo? Não deu outra. E sim, aqui em casa compramos grandes quantidades de tomates para fazer molho caseiro – você nunca mais vai querer comer o enlatado. Mas essa é uma outra receita.

200g de espaguete nº5
Muito sal
1 cebola, fatiada
4 dentes de alho
uns 10 tomates bem maduros (ou tomate pelado enlatado)
2 colheres sopa de azeitonas pretas fatiadas e sem caroço
1 maço de manjericão, só as folhas
100g de mussarela de búfala em bolas, fatiada
Parmesão ralado fresco
Azeite extra-virgem
Sal e pimenta do reino à gosto
Pão italiano, ou francês mesmo (para acompanhar)

dá pra 2 comerem

Prepare os tomates: descasque-os, corte-os, retire todas as sementes e todas as partes que não estiverem vermelhas (já que você vai fazer um molho vermelho…). Reserve-os, juntamente com o que escorrer de suco.

Aqueça o azeite, e frite um pouquinho a cebola fatiada. Junte o alho e mexa mais um pouco. Depois, acrescente as azeitonas e os tomates. Ajuste sal e pimenta do reino, e deixe refogar até começar a desmanchar. Acrescente o suco dos tomates, e continue o cozimento até começar a engrossar. Junte um punhado de folhas de manjericão. Deixe cozinhando e vá cuidar da massa.

Cozinhe o macarrão com muito sal e água, e um fio de óleo. Quando estiver al dente, transfira-o diretamente para a panela do molho. Traga junto uma concha da água do cozimento do macarrão – é a dica do Claude. Desligue o fogo, acrescente um punhado pequeno de parmesão ralado e misture bem, com cuidado para preservar tudo bonitinho.

Sirva o macarrão com o molho diretamente no prato, e distribua fatias de mussarela de búfala por cima. Mais um pouquinho de parmesão ralado, e decore com um raminho de manjericão. Essa massa fica ótima com um pãozinho francês recém-chegado da padaria. Daí a foto. Super-combina.

De onde vem o nome Caprese:

Diz-se que na região de Capri, na Itália, uma ilha ali pelos lados de Nápoles que sofreu uma deliciosa combinação de influências da culinária italiana e mediterrânea. Tradicionalmente, os pratos “caprese” tem como ponto de partida os tomates, a mozzarella (que na Itália é bem mais parecida com a nossa de búfala do que com a nossa amarela), e manjericão. Os demais ingredientes dessa receita aí vieram “no pacote” :-)

5 Comentários

  1. calebe em maio 6, 2012 diz:

    Mto auge!!!!

    Responder
  2. calebe em fevereiro 12, 2014 diz:

    delicioso

    Responder
  3. calebe em junho 17, 2014 diz:

    Preparo este prato com frequência e às vezes acrescento uma colher de alcaparras.
    Delicioso. O vinho que acompanha é sempre tinto.

    Responder

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version