Inspirado em receita do livro 500 anos de gastronomia em Terra Brasilis
Comi junto com purê de baroa na mini-moranga
Supremo de frango, ponto. Esse foi o pedido de aniversário da minha irmã. O manuseio do frango recheado exige alguma habilidade, então vai com calma. Você pode substituir o sabor da geléia se quiser, e também não precisa se preocupar em comprar uma tão cara. Apenas uma que não seja muito doce, para não ficar enjoativo. Mas também não vai naquela hipocrisia de comprar light! Esse prato é bem gordinho.
Por quê ele chama supremo, eu andei pensando mas não consegui entender. Se você souber, coloca aí nos comentários ;-)
4 peitos de frango inteiros
8 colheres sopa de queijo minas padrão
6 colheres sopa de geléia de amoras
2 colheres sopa de farinha de trigo
2 colheres sopa de farinha de rosca
2 ovos
100g de manteiga
Óleo para fritar
100ml de vinho tinto seco
Sal e pimenta do reino
dá para 4 porções
Com um martelo de carne, bata os peitos de frango, abrindo-os, até que fiquem bem fininhos. Tempere com sal e pimenta do reino. Pique o queijo em pedaços pequenos, ou rale grosso, e misture com 4 colheres da geléia. Divida esse recheio em 4, e distribua por cima dos peitos de frango, no centro. Depois, é fechar os peitos, dobrando-os ao meio e juntando as beiradas. Na verdade, eles não fecham perfeitamente. Mas com jeito, você vai levando.
Monte sua linha de produção: um prato com a farinha de trigo, outro com os ovos batidos, outro com a farinha de rosca, já perto da frigideira, que deve ser funda e larga. Aqueça a manteiga com 1 xícara de óleo nessa frigideira. Passe cada peito de frango recheado pela farinha de trigo, ovos e farinha de rosca, e vai para a frigideira. Faça isso com cuidado, mas sem demorar, porque colocando os 4 peitos para fritar ao mesmo tempo, fica mais fácil controlar.
Vire os peitos de frango quando necessário. Eles devem ficar bastante corados, para que o queijo derreta e a carne chegue ao ponto. Paralelamente, faça o molho: coloque o vinho para ferver, e acrescente o restante da geléia de amora. Deixe reduzir até metade do volume original, mexendo para não queimar óquêi?
Sirva o supremo de frango regado com o molho (que vai evitar que o peito fique seco). Um purê também cai bem, afinal, ser supremo merece súditos fiéis!
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...