Lá em Prado, no sul da Bahia, existe um peixe delicioso que não se chama surubim, e sim Budião. É um peixe azulado, de água salgada, e que só tem por lá. Fui num restaurante chamado Jubiabá e comemos o tal Budião ao molho de pitanga, e há dois anos tenho procurado o peixe aqui em Belo Horizonte, sem sucesso. Pois finalmente aceitei que não estou na Bahia e resolvi encontrar um substituto. O surubim, por sua carne branca macia e tenra, foi o escolhido para a tarefa… e se saiu bem!
Olha que estou tentando fazer tudo o mais parecido com o original, então não me culpem pelo estilo caseiro, pelo creme de leite grosseiro, nem pelo sabor delicioso.
2 filés de suburim, a menos que você encontre o budião
100g de farinha de trigo
1 ovo
2 pacotinhos de polpa de pitanga
1 dedinho de gengibre
1 colher sopa de azeite balsâmico
100ml de creme de leite
Salsinha ou alecrim, para decorar
Sal e pimenta-do-reino
Óleo, para fritar
Purê de batata (para acompanhar)
dá pra 2 comerem
Comece com o seu molho: coloque a polpa descongelada, o pedacinho de cerca de 2cm de gengibre descascado e o azeite balsâmico em uma panela a fogo baixo. Deixe reduzir, ou seja, ferver lentamente até que a mistura vá evaporando, e chegue a 50% da quantidade original. Isso vai fazer com que ela fique um pouco mais espessa. Não achei necessário por açúcar, porque a minha polpa já estava naturalmente adocicada… mas se você achar a sua muito azeda pode colocar.
Aqueça 1cm de óleo em uma frigideira, para fritar os filés com tranquilidade. Tempere os filés com sal e pimenta do reino. Quando o óleo estiver bem quente, passe o filé temperado no ovo ligeiramente batido com um garfo, depois passe na farinha de trigo, apertando bem para ela grudar, e depois coloque o bendito para fritar. Vire com muito cuidado após 3 minutos, e retire após mais uns 2.
Monte o prato com uma cama de purê de batata, uma linha de creme de leite de fora a fora em cima do puré, o filé montado em cima e a salsinha decorando. Regue com o molho de pitanga em volta, formando uma piscininha. Use gírias do É O Tchan enquanto come… na sacanaaaage.
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...