Tapas de maçãs fritas

10 fevereiro, 2009 Sobremesas Tags:, , , , 0 Comentários

Esse é um pecado que se come frito. Por fora, crocante. Por dentro fica um gostinho de maçã com limão surpreendentemente gostoso. Bienvenidos aos tapas de maçãs fritas, uma coisa que eu nem sei dizer se é petisco, se é sobremesa, se é café da tarde.

Tapas de maçãs fritas

6 maçãs
1/2 xícara de água mineral gasosa
5 colheres sopa de farinha de trigo
Suco de 2 limões
4 colheres sopa de açúcar
1 colher sobremesa de fermento em pó
Óleo para fritar

rende 4 porções

Descasque as maçãs, retire as sementes e corte em fatias de mais ou menos 0,5 cm – a maçã some na fritura se você fatiar muito fino. Misture o suco de limão e 2 colheres de açúcar, e deixe as fatias mergulhadas ali por cerca de uma hora.

Aqueça o óleo na panela. Misture a água gasosa, farinha de trigo e fermento, até fazer tipo uma massa. Passe as rodelas de maçã nessa massa, e depois jogue no óleo bem quente para fritar. Deixe ir fritando até ficar bem douradinho, o que não demora muito. Retire-as e seque cuidadosamente com papel toalha.

Para servir, disponha as fatias em pratinhos, organizando-as da forma mais complexa possível, e polvilhe o resto de açúcar por cima. Vale colocar palitinhos, especialmente se você tiver daqueles mais compridos, pra galera não engordurar as mãos com as maçãs que passaram pela fritura.

Maçãs fritas eu entendi, mas o que são tapas?

Eu sei que você quer pensar em outra coisa, mas os tapas espanhóis são pequenos petiscos, de um tamanho que dê pra comer com a mão. Rolam variações doces e salgadas, com frutos do mar, carnes, batata e por aí vai. Quer saber mais? Dá uma olhada nessa definição de tapas, ou então dá uma olhada nas minhas outras receitas de tapas disponíveis.

Inspirado no livro Tapas - Os Criativos Petiscos Espanhóis em Versões Salgadas e Doces

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version