A tapenade está no meio do caminho entre um patê e uma conserva, mas em termos de sabor, está na estrada da gostosura. Vai super bem com pão sírio normal ou torrado, e depois que acabar o seu pão e bater o desespero, vai bem até com cream cracker mesmo. Ainda por cima é fácil de fazer. Não é demais pra uma cumbuca só?
100g de azeitonas verdes sem caroço
1 colher sopa de alcaparras
suco de 1 limão
1 dente de alho
2 punhados de folhas de manjericão
azeite extra-virgem
2 colheres sopa de nozes moídas
pimenta do reino a gosto
dá pra comer durante meia hora
Há quem defenda que é melhor usar as azeitonas inteiras e retirar o caroço só na hora. Já não é tão prático, mas o sabor melhora. De toda forma, coloque num processador, ou então num liquidificador mesmo, suas azeitonas, as alcaparras sem caldo, o suco de limão, o alho de preferência já fatiado e o manjericão. Com um pouquinho de jeito, você consegue bater tudo até virar uma pasta. Se não der jeito, vai colocando azeite aos poucos, e batendo devagar, pra sua pasta não virar suco. Acrescente as nozes moídas no final desses “batimentos”. Geralmente, não precisa colocar sal, porque as azeitonas, alcaparras e nozes já são salgadas o suficiente.
Experimente: está incrivelmente delicioso? Não? O que falta? Acrescente mais disso aí. Você quer uma pasta perfumada, sedosa, com o gosto inicial um pouquinho adocicado e o finalzinho levemente ácido. Esse é o lance!
Dica: guardada numa vasilha de vidro esterilizada, essa tapenade pode durar semanas na sua geladeira, sem problema nenhum :-)
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Que coisa horrível é essa?