Tiramisú, disse um amigo, é algo como “me jogue para cima”. Feito com ovos, queijo mascarpone, café e conhaque, essa sobremesa italiana pode até ser considerada afrodisíaca. E é claro que eu me delicio com esses aspectos culturais. Decidi reinventar a sobremesa trocando o café – que é na verdade a alma do tiramisú – pelo ovomaltine, porque vejo que os jovens de hoje já não são tão propensos ao cafezinho como a um bom milkshake de ovomaltine, né? Se faltar grana, pode trocar o mascarpone por cream cheese, embora pessoas como a @lmaiss achem a diferença entre os dois absurda. Italianos, se me permitirem postar essa receita, fico devendo-lhes um favor, alla Godfather.
100g de ovomaltine
400g de mascarpone
1/2 pacote de biscoito champagne
3 gemas
100ml de leite
1 dose de conhaque
150g de açúcar de confeiteiro
rende 8 porções
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme claro e leve. Acrescente o mascarpone e bata levemente, até deixar a mistura homogênea. Guarde na geladeira enquanto faz o resto.
Misture o conhaque ao leite, e vá molhando os biscoitos e forrando o fundo de uma travessa com eles. É legal ter uma travessa com pelo menos 5cm de altura se você quiser fazer mais de uma camada. Após feita uma camada de biscoito completa (não se preocupe se eles quebrarem), faça uma camada da mistura de queijo que estava na geladeira e polvilhe-a totalmente com ovomaltine. Se couber, repita tudo, fazendo mais uma camada.
O grande lance no final, que levei algumas tentativas para descobrir, é não ter medo de cobrir o mascarpone com ovomaltine. A última polvilhada tem que ser muito generosa. O ovomaltine vai derreter com o tempo, e formar um creme meio que achocolatado, irresistível!
Leve à geladeira por 3 horas. O tiramisú vai ficar firme e macio como um pavê, mas com um gosto muito mais elaborado. Coma gelado e… flutue.
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Preciso fazer isso..parece maravilhoso!!!bju
Ruim não ficou não!! Beijos!
Nossa!! é gostoso até de olhar, rss…Vou fazer e depois te conto o sucesso.Parabéns pelo criatividade de reinventar.Solange
em minha defesa: a diferença entre o mascarpone e o cream cheese não é bem absurda, mas é sensível. se tiver um salgadinho residual, pode saber que a receita sofreu restrições orçamentárias.
OMG! Minha boca virou um brejo agora, alagou! Que delícia!
Parece delicioso, vou fazer em casa…
Quanto à troca do mascarpone pelo cream cheese, já fiz em receitas tradicionais de tiramisù e não ficou tão perceptível. Outas alterntivas para o mascarpone são a ricota aerada e o creme de ricota, que são também opções mais leves.
Faz e conta pra gente como que ficou!
Oi Calebe, para o Tiramissu tradicional eu substitui o ovomaltine por 100 g de café solúvel? E só? Ou tenho que acrescentar chocolate em alguma camada ?obrigada Pati(cafebom)
Acho que não, Paty! Vai fundo com o Café! E de preferência com Café Bom!
O Buddy Valastro fez duas versões, uma ele usa o biscoito e em outra ele usou pão de ló, conhece dessa forma? (Tem video dele fazendo).
Outra questão, ele usa o café na mistura na qual molha os biscoitos ou pão-de-ló, cacau ou chocolate para “polvilhar” e licor de café ao invés do conhaque, conhece essas variações?
Abs